Revisão veicular: entenda sua importância e como ela é feita

Antes de você finalmente começar a utilizar o seu carro comprado em leilão, algumas etapas deverão ser conferidas!

Todo automóvel precisa de revisão veicular, e você não pode se esquecer dessa etapa tão importante. Por isso, é preciso ficar atento nas datas de cada revisão, afinal, é bem melhor se prevenir de problemas futuros e garantir a segurança do seu carro na cidade e nas estradas.

Além disso, ficar de olho na revisão é cuidar da vida útil do seu carro, tornando-a cada vez mais longa!

Por isso, se você tem vontade de aprender tudo sobre revisão veicular, continue lendo esse post. Nele, nós vamos explicar o que deve ser verificado durante a revisão e qual é a função da revisão referente cada procedimento.

O que é revisão veicular?

A revisão veicular é um procedimento que verifica todos os sistemas, dispositivos e peças do seu automóvel. Ela deve ser periódica e completa.

Ela funciona como uma espécie de preventivo, um check up para o carro. e é como uma garantia que seu automóvel vai circular pelas ruas com segurança e ter o desempenho que você espera.

Mas a revisão veicular não é só isso!

O procedimento também identifica problemas em vários sistemas e possibilita um diagnóstico preciso dos dispositivos que não funcionam bem.

Sendo assim, independente se o seu veículo é usado, seminovo ou zero quilômetro, você precisa levá-lo a um bom mecânico para que seja feita a revisão veicular. Além de cuidar da manutenção, a revisão veicular valoriza o automóvel.

Qual é a importância da revisão veicular?

keys-workshop-mechanic-tools-162553-1024x682.jpeg

As ferramentas corretas e de qualidade auxiliam numa revisão veicular eficiente

Qualquer equipamento tem a sua vida útil e com os automóveis isso não é diferente. Todos possuem um tempo de funcionamento dos seus sistemas e motores.

E quanto mais você utiliza o carro, mais desgaste você terá com as peças. No entanto, a revisão veicular é a maneira mais fácil de você evitar que alguns problemas ocorram.

Na revisão, todos os componentes do carro são checados. Dessa maneira, você evitará falhas, acidentes e até mesmo quebras de dispositivos. Além disso, você deve saber que muitos acidentes são causados por falhas no veículo.

Detalhes como freios que não funcionam direito ou até mesmo faróis que falham com frequência são partes que merecem muita atenção. Portanto, a revisão veicular antecipa problemas que seu automóvel pode apresentar em vários sistemas, deixando o carro em perfeitas condições de uso.

Quando fazer a revisão?

Para responder essa pergunta, você deve recorrer ao manual do proprietário do veículo. Cada montadora auxilia o motorista, indicando o período certo de revisão veicular, que pode variar em cada modelo.

No manual do carro você também encontra quais os serviços e peças que você deve trocar nas concessionárias e quais podem ser feitos em outras oficinas, auto centers ou lojas de automóveis.

Você também pode ficar de olho na quilometragem do automóvel para saber se está na hora de fazer a revisão veicular.Neste sentido, o indicado é que a cada 10 mil quilômetros rodados o seu carro passe pela revisão.

Por isso, a nossa dica é que você faça o procedimento a cada 6 meses, principalmente se você não souber o certo qual é a quilometragem rodada. No entanto, nunca se esqueça de conferir os prazos para cada procedimento.

É muito importante não perder os períodos e quilometragens indicados pelo manual do seu automóvel.

A atenção também deve ser redobrada no caso de veículos zero quilômetro. Saiba que ao perder o tempo da revisão veicular, você também perde a garantia do automóvel. E aí, é certeza de prejuízo para o seu bolso.

Quais itens do automóvel merecem atenção durante o procedimento?

Pneus

winter-tires-4664205_1920-1024x576.jpg

Analisar com cuidado os pneus é uma das etapas mias importantes na revisão veicular

Este é um dos itens mais importantes do carro. Os pneus garantem a segurança do veículo, principalmente nas curvas e em dias chuvosos. Por isso, comece a revisão por eles.

Veja se há desgaste na borracha e confira o tamanho dos sulcos. Quanto menores, mais perigosos são, e nessas condições o pneu deverá ser trocado.

Sistema de Suspensão

Um dos sistemas que você deve conferir durante a revisão veicular é o de suspensão.

Se o carro está apresentando ruídos estranhos e perigosos, não deixe verificar todo o sistema de suspensão. Afinal, isso pode ser um sinal que a sua suspensão está comprometida e isso causará acidentes, principalmente onde é permitido dirigir com maior velocidade, como em pistas.

Portanto, observe o sistema de suspensão e se for preciso, troque as peças antigas por novas e compatíveis com o seu modelo de veículo.

Sistema de Freios

Outro item importante que deve passar pela revisão veicular é o sistema de freios. Assim como os pneus, os freios garantem a sua segurança e a dos demais ocupantes do automóvel.

Portanto, verifique o fluído dos freios, veja se o carro está trepidando, por exemplo. Não se esqueça de testar se o pedal está duro ou se você demora alguns minutos para frear por completo. Caso a resposta seja positiva, faça a revisão completa neste sistema.

Veja se há vazamentos

Outra dica é observar a cor do líquido de arrefecimento do carro. É ela que indicará se há vazamentos no automóvel.

Neste compartimento, os líquidos costumam ser rosas e os óleos marrons. No entanto, se você observar qualquer mancha estranha, mostre a um mecânico de sua confiança para que a revisão nos itens seja feita com qualidade e segurança.

Cuide da direção

Na revisão veicular, peça ao mecânico para olhar se a direção está com algum tipo de folga. Caso a resposta seja afirmativa, troque todas as peças que precisar. Evite tragédias no trânsito e tenha um carro seguro por muito tempo.

Percebeu como a revisão veicular é importante? Agora que você conhece tudo sobre o procedimento, ficará mais atento quando escolher o seu próximo carro, não é verdade?

Na hora de comprar um veículo, dê uma olhada no manual do proprietário e observe se o carro está com suas revisões em dia!

Quer conferir outros artigos como este? Acesse o nosso próximo post e confira alguns veículos leves!