Proteção veicular: Saiba como proteger o seu automóvel de leilão

alt

Com o movimento no trânsito das grandes e pequenas cidades, a proteção veicular tem se tornado cada vez mais importante.

Ela serve para proteger o seu patrimônio contra os sinistros, por exemplo. Mas na realidade, o que é a proteção veicular e como ela funciona?

Neste post, vamos te explicar um pouco mais sobre o assunto. Aqui, você vai saber qual é a cobertura da proteção veicular e quais as vantagens e cuidados que se deve ter ao contratar o serviço.

E então, ficou interessado no tema do nosso artigo? Então, continue com a leitura!

O que é a proteção veicular?

Como o próprio nome diz, a proteção veicular é um sistema que protege os automóveis. É um serviço mais barato e menos burocrático que o seguro oferece.

Ela é criada e mantida pelas associações veiculares que não possuem fins lucrativos. Sendo assim, com o sistema você protege o seu patrimônio sem ter que gastar muito e sem as burocracias que as seguradoras impõem aos clientes.

Como a proteção veicular funciona?

Providenciar a proteção veicular ao seu automóvel é o plano de ideal para dirigir com segurança.

A proteção veicular cobre os custos dos sinistros como colisão, enchente, roubo, furto, etc.

Esses valores são divididos entre os associados, portanto, caso ocorra algum contratempo coberto pela proteção veicular, o problema será resolvido no menor tempo possível e sem muita burocracias.

No entanto, você deve saber que quem administra o fundo da proteção veicular é uma associação legalizada e registrada.

Os custos são divididos mensalmente durante o período. A diferença é que para oferecer o serviço de proteção veicular, a associação deve ter o tamanho, a estrutura e o número de associados de acordo com o seu estatuto.

Também é necessária a dedicação integral de um corpo de profissionais qualificados que administram as ocorrências mensais, o que garante que o custo mensal seja inferior ao cenário apresentado anteriormente.

O que ela cobre?

É importante ressaltar que a cobertura da proteção para veículos varia de uma cooperativa para outra.

Por isso, antes de você assinar qualquer contrato, veja se a cobertura oferecida atende realmente as suas necessidades. Na maioria das associações, a proteção veicular oferece os serviços:

  • Indenização a terceiros;
  • Enchentes e/ou alagamentos e outros incidentes naturais;
  • Incêndios;
  • Furtos;
  • Colisões;
  • Roubo;
  • Carro reserva e guincho;
  • Proteção para vidros e retrovisores.

Quais as principais características e vantagens desta proteção?

Analisar o custo entre proteção veicular e o seguro veicular é o mais indicado para escolher a melhor opção para você

Analisar o custo entre proteção veicular e o seguro veicular é o mais indicado para escolher a melhor opção para você

Baixo custo em relação aos seguros tradicionais

Relacionando a proteção veicular com os demais seguros tradicionais, o que é possível afirmar é que, com a proteção veicular você gasta menos.

Além disso, para você ser ressarcido em caso de sinistro, o processo é menos burocrático do que os seguros.

Da mesma forma que para se tornar um associado, os passos são mais simples e diretos, sendo que a cobertura já começa a entrar em vigor logo que o contrato é assinado.

Proteção ao patrimônio

Nós sabemos o quanto a violência no trânsito aumentou, e por isso, muitos motoristas têm se sentido inseguros ao dirigir pelas ruas das cidades. Isso devido ao fato de estar sujeito a situações como ser assaltado ou sofrer acidentes.

Assim, o ideal é aderir a proteção veicular para que você seja indenizado pelas perdas financeiras e tenha uma assistência em eventuais imprevistos, assim você saberá que independente do que acontecer, você terá auxílio e segurança.

Cobertura total

Além do baixo custo, outra vantagem da proteção veicular é que você tem maior cobertura.

Enquanto no seguro o cliente é obrigado a indicar os possíveis condutores do automóvel, na proteção veicular qualquer condutor autorizado pelo associado e devidamente habilitado tem sua proteção assegurada.

Se atente ao contratar a proteção de automóveis

É preciso prestar muita atenção em cada detalhe do processo de proteção veicular para não correr nenhum risco.

Conheça a associação

Pesquise e conheça a associação antes de você contratar o serviço de proteção para veículos.

Veja qual é a autarquia responsável pela regulação e fiscalização da associação. Essa informação você descobre junto a Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial.

Além dessa agência, se informe na própria associação. Converse com os amigos e pesquise sobre a empresa.

Fique de olho nas pessoas de má fé que podem ter neste meio.

Veja a quantidade de sócios que existem na associação

A quantidade de sócios é um dado importante em relação a associação.

O pagamento das mensalidades do corpo de cooperados constitui a reserva de recursos. Portanto, não contrate um serviço que tem poucos membros associados.

Leia bem o contrato do serviço

Não assine documentos sem tirar as suas dúvidas em relação a proteção veicular. Veja como será a questão dos sinistros.

Não fique com as suas perguntas sem respostas.

Quais as diferenças entre a proteção veicular e os seguros privados?

Forma de contratação

No seguro, a empresa terá a responsabilidade pelo veículo, pois é ela quem assume os riscos das coberturas que você contratou. Nesta modalidade, o serviço será cobrado anualmente.

Já na proteção veicular, você é um cooperado que assina um contrato de responsabilidade mútua e divide os riscos com os demais associados.

Ou seja, além de pagar a mensalidade combinada, também será cobrado o custo do prejuízo, caso alguém do grupo sofra algum acidente. Esse valor será dividido entre você e os demais associados.

Coberturas

Em ambas as modalidades, essas coberturas são semelhantes. No entanto, há também a possibilidade de contratar coberturas extras para lanternas e vidros do automóvel.

Análise de risco

Em todos os casos as seguradoras analisam o perfil do assegurado para definir o preço do seguro de acordo com este critério, seja ele de automóveis particulares ou de carros de leilão.

Já as cooperativas de proteção veicular aceitam todos os perfis e não definem o preço de acordo com este quesito.

Como você pode ver, a proteção veicular é importante para quem deseja comprar um automóvel. Portanto, não fique sem a sua quando adquirir um veículo!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e veja como funciona a regularização de veículos leiloados!

Conheça nossos eventos!